Vantagens de Congelar Alimentos

Escrito: Vantangens de Congelar Alimentos, acima de uma imagem de alimentos ao lado de uma mulher de óculos sorrindo, especialista no assunto.

Aprenda quais as vantagens de congelar alimentos para ter uma alimentação mais saudável

Os alimentos frescos sempre são os melhores

Mas às vezes não temos acesso a eles. 

O congelamento de alimentos é uma ótima forma de mantê-los por mais tempo frescos. 

Congele frutas inteiras, verduras e carnes para que possam ser consumidos em uma data posterior. 

As frutas e as verduras são alimentos saudáveis, mas às vezes podem ser difíceis de conservar. 

O congelamento é uma ótima forma de mantê-los frescos. 

As frutas podem ser congeladas inteiras ou em pedaços, dependendo do tipo de fruta. 

As verduras também podem ser congeladas, mas é importante levar em conta que elas perderão um pouco da textura depois de serem descongeladas. 

Carnes são outros alimentos que podem ser beneficiados pelo congelamento. 

A carne fresca sempre vai ter um melhor sabor do que a carne que foi comprada já embalada para o freezer, mas às vezes não temos acesso à carne fresca. 


Quais os alimentos podem ser congelados?

Você pode congelar uma variedade de alimentos, incluindo carnes, frutas, legumes e até mesmo farinha e outros ingredientes para bolos. 

Antes de colocar qualquer item no freezer, certifique-se de embalá-lo bem para evitar danos causados pelo ar congelado. 

Os alimentos frescos também podem ser envolvidos em sacos plásticos antes do congelamento para ajudar a retardar o processo de deterioração.

As carnes embaladas para o congelamento geralmente têm um tempo de validade de seis a 12 meses, enquanto as carnes frescas podem ser congeladas por até dois anos. 

Se você quiser esticar o prazo de validade das frutas e dos legumes, primeiro os descasque e corte em pedaços antes de envolvê-los para congelamento. 

Aqui estão alguns exemplos de alimentos que podem ser facilmente congelados:

1 - Carnes vermelhas: bife, lagarto, filé mignon, costela e outras;

2 - Carnes brancas: frango, peru, pato e cordeiro;

3 - Peixes: arenque salgado, tilápia, truta e atum fresco;

4 - Mariscos: camarão, ostras, lagosta e vieiras;

5 - Frutas inteiras : morangos, cerejas, amoras, framboesas, blueberries, figos, maçãs, peras, bananas (simplesmente retire a casca antes do congelamento);

6 - Pedaços ou fatias de frutas : abacaxi, goiaba, kiwi, mango, laranja;


7 - Morango picado Congelado em forma natural;                         

8 - Laranjas inteirinhas prontas para o consumo surgindo da geladeira;


9 - Vegetais crus : aspargos cru feito na forma certa, Arroz pronto, Feijões, Lentilhas, Arroz integral, Massa fresca, ingredientes e bolachinhas, Fatias finas, salgadinho de pizza e Sobremesas.  

   

Qual a melhor forma de congelar alimentos? 


A melhor forma de congelar alimentos é evitar o excesso de ar dentro do saco. 

Para fazer isso, coloque os alimentos em um saco plástico e pressione firmemente o ar para fora antes de fechar completamente o saco. 

Você também pode embalar os alimentos em pequenos pacotes para que eles sejam descongelados apenas no tamanho que você precisará.   


Desvantagens de congelar alimentos:


1 - As vitaminas e os nutrientes dos alimentos congelados podem se deteriorar com o tempo; 

2 - Alguns alimentos não conservam bem o sabor, a textura ou a cor quando descongelados; 

3 - O processo de descongelamento pode levar mais tempo do que o esperado; 

4 - O risco de contaminação por bactérias é maior nos alimentos semi-cozidos e crus; 

5 - Pode haver perda de qualidade nas frutas e vegetais frescos. 


Alimentos que não podem ser congelados:


1. Leites e derivados: Não é recomendado congelar leites, pois a estrutura do líquido pode sofrer alterações durante o processo de congelamento e descongelamento, fazendo com que percam suas propriedades nutritivas.


2. Ovos: Os ovos podem ser congelados, mas apenas o seu conteúdo (clara e gema), pois a casca não se acondiciona bem às baixas temperaturas. Para isso, basta bater as claras e as gemas em uma tigela até obter um creme homogêneo e depositá-lo em potinhos hermeticamente fechados.


3. Frutas cítricas: As frutas cítricas são ricas em ácido cítrico, substância que evita a formação de gelo nas células desses alimentos quando expostos às baixíssimas temperaturas do freezer (-18°C).

Dessa forma, elas ficam com uma textura esbranquiçada e sem mastigabilidade após o descongelamento.. Por isso, não é indicado o congelamento dessas frutas ; limões; laranjas etc., salvo se forem previamente conservadas em calda ou outro tipo de preparação. 


4. Salsicha fresca Embora possam ser encontradas em lugares como mercado, já pré-preparadas para o consumo in natura (cozidas), é importante salientar que esses produtos não conseguem passar pelo processo de congelamento sempre frescos (ainda cruz). Portanto, "salsicha descongelada" significa que elas perdera mais sabores característicos ao passo que toma quando fica armazenada na geladeira (por até 2 dias).


Conclusão

De qualquer forma, para ter estes cuidados, é necessário que sua geladeira esteja em boas condições, se não estiver ligue  para BH Conserto de Geladeira: (31) 97226-6468, nós resolveremos o problema!